quarta-feira, 28 de maio de 2014

Hidrelétrica de Furnas deixa de produzir energia durante a madrugada

Por determinação do Operador Nacional de Sistema (ONS), a Hidrelétrica de Furnas, em São José da Barra (MG), parou de produzir energia elétrica durante a madrugada. A medida é preventiva devido o baixo nível do lago, que está, hoje, com 11 metros abaixo do normal -- o pior índice desde 2001. O objetivo é garantir que o reservatório tenha água suficiente para gerar energia nos próximos meses mesmo que não chova. 

Em maio teve início, mesmo sem a água subir desde o ano passado, a estiagem. Os principais rios que abastecem o reservatório, o Verde, o Sapucaí e o Grande, também estão com os níveis abaixo do normal. Segundo Fausto Costa, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica de Furnas, o baixo nível reflete diretamente no Reservatório de Furnas.

Medida visa garantir que não falte água para gerar energia nos próximo meses caso não chova

"Os principais rios que abastecem o Lago de Furnas são os Rios Verde, Sapucaí e o Grande. Eles estão com um volume muito baixo de água, reflexo de pouca chuva na região Sudeste. Por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS) de energia elétrica, a Hidrelétrica de Furnas está deixando de gerar energia na madrugada, ou seja, para reter água aqui no Lago de Furnas e gerar energia nos próximos meses", explica.


Ainda segundo Costa, esse procedimento é para que nos meses de estiagem natural, ou seja, no inverno, o lago esteja com maior capacidade de água para não haver problemas de geração de energia.


Fonte: G1 Sul de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões e comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem na opinião do jornal